PSICÓLOGA
LUISA ANDRADE SANTANA
CRP 09/20051
UM POUCO DA MINHA TRAJETÓRIA
Sou psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), instituição pioneira na implantação do curso de Psicologia no Estado e que há mais de 45 anos se destaca como uma das principais referências em Goiás.
Durante minha formação acadêmica, atuei como monitora e estagiária da psicóloga, escritora e professora Dra. Virgínia Suassuna, uma das maiores referências em Gestalt-terapia no Estado de Goiás e uma das pioneiras na consolidação dessa abordagem no Brasil.
Tive e tenho participação ativa em congressos, workshops, cursos e tudo que está ao meu alcance para complementar meus conhecimentos e me capacitar cada vez mais.



Hoje sigo ampliando minha formação na Pós-graduação em Gestalt-terapia Clínica e Institucional pela Universidade Cruzeiro do Sul, com finalização ao final de 2025, onde tenho a oportunidade de aprender com alguns dos maiores nomes da Gestalt-terapia no Brasil, como Karina Okajima Fukumitsu, Ênio Brito Pinto, Lilian Frazão e Rosana Zanella.
MINHAS ESPECIALIDADES
TERAPIA INDIVIDUAL
A psicoterapia individual é um processo terapêutico no qual o indivíduo e o psicólogo, juntos, podem explorar e compreender pensamentos, sentimentos e ações, podendo promover a melhora da qualidade de vida da pessoa que a busca.
RELACIONAMENTOS
Os relacionamentos e seus desdobramentos ao longo do tempo também são temas muito presentes na psicoterapia, sejam eles relacionamentos amorosos, familiares ou amizades. Quando uma pessoa fala da outra, em certo nível ela também está falando de si mesma, e é essa dimensão que é trabalhada em psicoterapia.
ANSIEDADE
A ansiedade é um tema cada vez mais comum nos consultórios de psicoterapia por diversos motivos. É um sofrimento que, a depender do seu nível de intensidade, pode prejudicar a vida do indivíduo em várias instâncias.
Em psicoterapia se pode "dialogar" com essa ansiedade, no sentido de compreender qual a funcionalidade dela no momento de vida do paciente, visto que a ansiedade sentida carrega uma mensagem importante.
SOFRIMENTOS AGRAVADOS
Os sofrimentos agravados são as feridas ainda abertas, ainda mal elaboradas, que geram mais sofrimento. O trabalho em psicoterapia, a princípio, é o acolhimento da dor, a presença e a escuta atenta, estes são os principais elementos para lidar com os sofrimentos agravados, de início.
A psicoterapia não se limita ao tempo de sessão. As reflexões alcançadas em terapia se estendem na vida cotidiana e podem perdurar até mesmo após o encerramento da psicoterapia. É um investimento vitalício e é todo seu.
01
SE DÊ A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER...
A U T O C O N S C I Ê N C I A
A tomada de consciência dos sentimentos, pensamentos e atitudes é o primeiro passo para a mudança. Eu tenho a função de auxiliar meu paciente a perceber padrões que já não são adequados para o momento de vida presente. Dessa maneira, o indivíduo tem a oportunidade da auto-atualização.
02
AUTORRESPONSABILIDADE
Não há liberdade sem responsabilidade. O ser humano é responsável por si mesmo e por suas escolhas. Boas escolhas são escolhas conscientes. A psicoterapia pode ajudar a pessoa que a busca a ser mais consciente de suas escolhas e, logo, mais responsável por si mesma.
03
AUTONOMIA
Autonomia não significa "autossuficiência". A autossuficiência me parece uma tentativa machucada e ilusória de afirmar "não precisar" de nada ou ninguém além de si mesmo. A autonomia significa conhecer e se apossar de seus próprios recursos internos de maneira confiante o suficiente para se abrir ao novo, sem descartar o externo.